Postagem em destaque

ANSIEDADE: O QUE É, SEUS SINTOMAS E QUAL O TRATAMENTO

Adquira nosso livro na  Loja uiclap A ansiedade é uma reação normal. Ela é um mecanismo do nosso cérebro que serve para nos alert...

28/01/2020

Precisamos falar de Saúde mental!



Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) a definição de saúde vai além da ausência de doenças. Em outras palavras, para uma pessoa ser considerada saudável ela deve usufruir de um completo bem-estar físico, mental e social. É a partir dessa conceituação que as discussões sobre saúde mental têm sido colocadas em pauta com maior freqüência, de modo que o conhecimento de fatores que podem provocar o desequilíbrio emocional e psicológico, assim como seus cuidados e tratamentos específicos, permitem a manutenção de estilos de vida mais saudáveis.
Deficiência na confiança em si mesmo, problemas nos relacionamentos, medo de mudar... Teóricos de todos os tempos refletiram sobre essas questões e cunharam frases célebres, que permanecem atuais. Veja algumas delas, comentadas pelo psicólogo Junguiano Matheus Oliveira.
“Parti do principio da humildade e da empatia é fundamental, quando se fala em contato com o Outro”, afirma o psicólogo Matheus. Cal Gustav Jung tem sua relevância primeira na figura humana que foi, e depois como cientista. Em sua frase Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana” Carl Jung sintetiza sua genialidade, essas estruturas acima elencada e posto em reflexão aqui, por Matheus.
“Conhecer a sua própria escuridão é o melhor método para lidar com a escuridão dos outros” Carl Jung
Adotar conhecimento das nossas próprias dificuldades nos ajuda a compreender as limitações das pessoas com quem convivemos e a desenvolver a empatia – que é a capacidade de se colocar no lugar do outro. “Essa meditação traz uma excelente ocasião de nos tornarmos mais humildes”, diz o psicólogo. Habitamos em um mundo de aparências, o que proporciona o surgimento de conflitos e preconceitos. “Se nos aceitássemos como somos, seríamos mais íntegros e pacíficos. Espontaneamente, estabeleceríamos convivências mais saudáveis e construtivas com os outros”, afirma o psicólogo.
A subordinação, comumente, transporta a uma zona de conforto, porém, também nos torna mais frágeis e passivos a todo o tipo de manipulação. “O homem que não sabe dominar os seus instintos é sempre escravo daqueles que se propõem satisfazê-los” Gustave Le Bom. O conhecimento de si para lidar com nossas emoções e sentimentos nos tornará mais maduros, prontamente, livres. “Nós, dentro de algumas circunstâncias, por medo da rejeição, tornamos escravo do amor que o outro lhe dedica, sem levar em conta aquilo que realmente poderia lhe trazer uma sensação de plenitude”, explica o psicólogo Matheus.
"Quando a dor de não estar vivendo for maior do que o medo da mudança, a pessoa muda" Sigmund Freud. 
No entanto o medo da mudança, muitas vezes, por um processo de estagnação no campo pessoal ou profissional, provoca um sentimento de insatisfação tão intenso, que chega a ser quase impossível de aguentar.
“O autoconhecimento tem um valor especial para o próprio indivíduo. Uma pessoa que se tornou consciente de si mesma, por meio de perguntas que lhe foram feitas, está em melhor posição de prever e controlar seu próprio comportamento” Burrhus Skinner
“Quanto mais nos conhecemos, mais nos controlamos emocionalmente, qualquer que seja a interação com o ambiente/outro, positiva ou negativa”, explica Matheus. Cada um de nós avalia as situações a partir de seus próprios pontos de vista. E faz isso baseando - se nas experiências de vida.
Portanto, diante de um feedback negativo, vale pensar. É importante refletir os prós e contras antes de tomar uma decisão. Mas, em muitas das interações no cotidiano, não temos muito a perder e, mesmo assim, hesitamos. “Devemos conhecer a nós mesmos, para agirmos no mundo com assertividade, qualidade e equilíbrio, pois o maior risco que corremos é receber um ‘não’. E o ‘não’ a gente já tem. Então, por que não arriscar?”, fazer psicoterapia previne, e promove em nós o autoconhecimento, nós trás qualidade de vida, sinaliza o psicólogo Matheus Oliveira CRP 03/18092, pós graduado em docência do ensino superior, atuante na área social, participando do projeto social Mão Amiga e no projeto social Multifaces Psy, que da suporte a escolas do município, e atua em sua clínica partícula – Clinica Multifaces Psy, Praça Virgílio Damásio, 140-B, Centro, Ipiaú – Bahia. Contato: (73)988177680 ou nos links: