Postagem em destaque

ANSIEDADE: O QUE É, SEUS SINTOMAS E QUAL O TRATAMENTO

Adquira nosso livro na  Loja uiclap A ansiedade é uma reação normal. Ela é um mecanismo do nosso cérebro que serve para nos alert...

08/01/2022

FERIDAS IVISÍVEIS

                      Foto: Rick Andrade

    A Psicologia é uma ciência humana que abrange o homem, o mundo que o cerca  e o modo como o homem se relaciona com o mundo. Ela se utiliza de conhecimentos científicos e técnicas apuradas para diagnosticar, interpretar e intervir nas questões que dificultam o bem estar e o bem viver dos indivíduos, assim como, ajudá-lo em seu desenvolvimento saudável através da psicoterapia.
    Entendendo o sujeito como ser sociológico, biológico e psicológico inserido num contexto social e econômico, torna-se visível a importância da Psicologia e da psicoterapia como mediadoras da relação do indivíduo com seu meio. O sujeito é possuidor de uma personalidade, que por sua vez é constituída de crenças e valores muitas vezes alterados pelo meio, pelo estilo de vida, o que também influencia sua saúde mental, psicológica e física. Assim, muitos indivíduos encontrarão dificuldades para seu bem estar no meio social. Neste momento a psicoterapia servirá de auxílio e alavanca para o alcance de uma melhor qualidade de vida.
    Atualmente, as transformações da sociedade, no mundo do trabalho, nas relações sociais e humanas, a qualidade díspar de vida, enfim, a globalização e a modernidade do século XXI, provocaram o advento das chamadas doenças psicossomáticas, tendo como uma das mais expressivas, a depressão, tema este que abordamos em outro artigo, que aliada a outros fatores pode causar danos irreparáveis ao sujeito.
    Podemos perceber, também, a dicotomia existente nos dias atuais, que por um lado apresenta uma gama de medicamentos e alternativas que aumentam consideravelmente a expectativa de vida da população, mas que devido à desigualdade social e a efervescência de atividades das pessoas no mundo moderno, igualmente as tornam, muitas vezes, solitárias e doentes tanto física como psicologicamente.

        A Psicologia / psicoterapia entra nesse contexto, isto é, busca a mediação entre o mundo e a mente e o comportamento humano na intenção de promover a harmonia necessária para que o ser humano possa interagir em seu entorno, com as pessoas à sua volta e consigo mesmo.
    Ao mediar conflitos entre o sujeito e o mundo que o cerca, o profissional da Psicologia, e principalmente o processo em psicoterapia, poderá compreender melhor o comportamento, o modo com que o indivíduo lida com seu cotidiano e seus entraves, o que tende a ser benéfico no sentido de permitir, a partir da compreensão, a melhor maneira de solucionar os problemas ou pelo menos amenizá-los. Percebemos assim, a importância de um acompanhamento psicológico para ajudar na manutenção e na qualidade de vida das pessoas. Dessa forma, pontuamos ao leitor a importância da psicoterapia como mola propulsora para um desenvolvimento saudável.
    O Psicólogo que atua em psicoterapia tem como objetivo minimizar sofrimentos que são potencializados por vários sentimentos, conflitos do dia a dia, e dos desencontros entre a pessoa e seu meio social.
    Na busca de tratamentos de curta duração que possam promover alívio ao sofrimento psíquico, a psicoterapia breve, que é uma psicoterapia que usa a técnica focal, com planejamento e metodologia adequada e em tempo menor que numa clínica convencional, pode auxiliar no alcance da resolução dos conflitos de uma pessoa.
    Como nos afirma, Gilliéron (1983) “a Psicoterapia Breve não se diferencia de uma sessão de terapia analítica – o que se diferencia é a relação de paciente e terapeuta, o limite do tempo de tratamento, a relação de cara a cara e não mais o divã e a focalização”. (1983 p. 38). 
    Assim, acreditamos que o investimento num processo psicoterápico, mesmo que breve, possibilita na resolução de conflitos psíquicos e consequentemente na melhora da qualidade de vida do indivíduo.