A sociedade vem passando por transformações rápidas, precisamos pensar formas mais saudáveis para que possamos alcançar bons índices de qualidade de vida.
Observando os acontecimentos recentes nos ambientes escolares, conversando com professores e coordenadores, estamos constatando uma realidade delicada quando se trata da saúde mental dos discentes e docentes, que cada vez mais apresentar dificuldade emocionais.
Uma professora comenta: "Temos muitas crianças com sintomas de depressão e ansiedade. Uma aluna chegou a desmaiar na escola e várias vezes a criança sai no meio da aula, no meio da prova, não conseguindo respirar, fica lá chorando, tremendo."
A Lei 13.935/2019 determina que as redes públicas de educação básica de todo o país contem com serviço social e de psicologia em equipes multiprofissionais com o objetivo de atender às necessidades e prioridades definidas pelas políticas de educação.
Mas está lei precisa sair do papel, enquanto isso, não podemos ficar de braços cruzados, a prevenção é papel que é de todos nós. A escola, a família e os poderes. Devemos já, fazer alguns cuidados e estratégias de intervenções. Criando protocolo de prevenção, fazer observações que podem ser bons pontos de partida para identificar mudanças de comportamento.
Muitas vezes eles não vão dar sinais de sofrimento, mas de que algo está errado. Essa atenção os familiares tem que ter, perguntar como foi o dia, o que está passando na escola, buscar saber como está o entrosamento com os colegas. Os pais podem ver com os professores ou coordenadores se os relacionamentos estão em dia, se aluno se integra aos grupos, se apresenta dificuldade de relacionamento, se é bem quisto. São pontos que indicam algum sinal.
A integração família, escola e sociedade. Desenvolvendo práticas e protocolos de prevenção são importantes.
Caso vocês identifique alguns sinais em seus filhos, converse com a direção da escola, busque ajuda profissional. A psicoterapia vai ajudar os seus filhos, a lidar melhor com as emoções, comportamentos melhorando as habilidades sociais, trazendo a ele (a) melhor qualidade de vida.
Autor: Matheus Oliveira
Psicólogo Clínico
CRP 03/18092
@psymatheus
(73) 98817-7680
PositivaMente Clínica de Psicologia
Praça Virgílio Damásio 140-B
Ipiaú - BA
Acompanhe também no Giro ipiaú